Notícias CAPES participa de reunião do Conselho do IIASA
Cooperação

CAPES participa de reunião do Conselho do IIASA

Publicado: Sexta, 29 Novembro 2019 19:48 , Última Atualização: Sexta, 29 Novembro 2019 19:48

Mauro Rabelo Conselho IIASA whatsapp 3

A CAPES participou da 95ª reunião do Conselho do Instituto Internacional de Análise de Sistemas Aplicados (IIASA), de 17 a 19 de novembro, em Laxenburg, na Áustria. O Brasil integra o grupo de 22 países membros da instituição e foi representado pelo diretor de Relações Internacionais da CAPES, Mauro Rabelo.

O diretor avaliou que “a reunião constituiu oportunidade ímpar de troca de experiências entre os representantes dos diversos países presentes e de discussão sobre novas formas de cooperação acadêmica e científica”.

Além disso, Mauro Rabelo contou que foi discutida a oferta pelo IIASA de uma formação para jovens cientistas brasileiros em áreas estratégicas, a ser realizada no Brasil, de acordo com orientações feitas pela CAPES. “Será uma oportunidade de beneficiarmos mais estudantes com essa importante parceria”, acrescentou.

Evento

No encontro foram debatidos temas de interesse comum, como a política de dados abertos, o planejamento estratégico do Instituto para a próxima década e a política de atração de pesquisadores e jovens cientistas, além de uma proposta de atividades para a comemoração do aniversário de 50 anos da instituição.

Foram feitas análises das redes de interação científica e de mobilidade de pesquisadores e uma avaliação das conferências regionais realizadas em 2019. Entre elas, o evento Systems Analysis and the Americas, realizado em parceria com a CAPES e a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, na cidade do Rio de Janeiro, em setembro deste ano.
A reunião encerrou com um Simpósio sobre Uso Ecológico da Terra, em comemoração ao aniversário de 80 anos do Professor Gerhard Glatzel, realizado no Museu de História Natural de Viena.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu