Notícias Projeto com Alemanha tem resultado final
Alemanha

Projeto com Alemanha tem resultado final

Publicado: Sexta, 20 Dezembro 2019 13:16 , Última Atualização: Sexta, 20 Dezembro 2019 13:16

A CAPES publicou nesta sexta-feira, 20, no Diário Oficial da União, o resultado final do edital nº 14 de 2019, referente ao Programa Probral. Foram selecionados 25 projetos conjuntos de pesquisa, desenvolvidos por grupos brasileiros e alemães. O financiamento total da CAPES será de R$ 10,7 milhões, ao longo da execução das propostas. Cada projeto será apoiado com até R$ 430,9 mil.

O Probral é desenvolvido em conjunto com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). O programa abrange diversas áreas do conhecimento e tem o objetivo de fomentar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa brasileiros e alemães, bem como promover projetos que possibilitem transferência e absorção de conhecimento, dentro de uma perspectiva crítica que produza inovação.

Para Mauro Rabelo, diretor de Relações Internacionais, o Probral estimula pesquisas de qualidade e a criação de novas redes de contatos. “A Alemanha é um dos principais parceiros da CAPES e, juntos, desenvolvemos pesquisas de relevância para ambos os países”, ressalta Rabelo.

Os projetos selecionados recebem apoio para missões de estudo, bolsas e custeio. Têm duração prevista de dois anos e podem ser renovados pelo mesmo período. Os projetos devem ser iniciados a partir de janeiro de 2020; as bolsas serão implementadas a parir de março do mesmo ano.

As bolsas são direcionadas para doutorado-sanduíche, com duração de quatro a doze meses, e pós-doutorado, no período de dois a doze meses. Os bolsistas contarão com mensalidade, passagens aéreas, auxílios saúde e instalação, além de adicional localidade para cidades com alto custo de vida.

As missões de estudos são viagens de curta duração para pesquisadores da equipe brasileira participante no projeto. Os benefícios concedidos pela CAPES são três tipos de auxílio: diário, deslocamento e para a contratação de seguro saúde ou viagem.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu