Notícias Divulgadas propostas para avaliação multidimensional
Pós-Graduação

Divulgadas propostas para avaliação multidimensional

Publicado: Segunda, 01 Junho 2020 15:22 , Última Atualização: Segunda, 01 Junho 2020 15:22

Solicitadas em 2019, as recomendações abordam o aprofundamento do Modelo Multidimensional da Pós-graduação no Brasil

01062020 FOTO DENTRO MATERIA RELATÓRIO COMISSAO PNPG

A Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2011-2020) apresentou ao Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) um relatório com propostas para melhorar o Modelo de Avaliação da Pós-Graduação no Brasil.

O PNPG é um importante instrumento de gestão da CAPES, uma vez que define metas a serem alcançadas pelo Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Para Benedito Aguiar, presidente da Coordenação, o seu acompanhamento de forma sistemática “permite o eventual redirecionamento de políticas e a devida implementação de estratégias específicas, em adequação à dinâmica natural das demandas para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no País”.

Jorge Audy, presidente da Comissão, explicou que o documento entregue “apresenta as diretrizes e as linhas gerais para a definição e execução dos indicadores de cada uma das cinco dimensões avaliativas, além de um conjunto de recomendações complementares”.

Conforme o modelo multidimensional de avaliação proposto, a pós-graduação será analisada com base em cinco aspectos: formação de pessoal, pesquisa, inovação e transferência de conhecimento, impacto na sociedade e internacionalização.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu