Notícias CAPES apoia plataforma de dados de Fundações de Pesquisa
CONECTI

CAPES apoia plataforma de dados de Fundações de Pesquisa

Publicado: Segunda, 20 Julho 2020 09:37 , Última Atualização: Segunda, 20 Julho 2020 15:57

Previsto para 2021, Confap-CRIS tem objetivo de centralizar informações sobre as ações executadas em todo o país

20072020 FOTO DENTRO MATERIA PARCERIA CONECTI CONFAP 02

Um sistema online aberto ao público para consulta de dados das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) de todo o país está previsto para o primeiro semestre de 2021. Trata-se do Confap-CRIS, programa financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O programa faz parte das ações do Consórcio Nacional em Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Conecti Brasil) e nasceu após seus integrantes identificarem a necessidade de maior integração entre as FAPs que, apesar de presentes em 25 estados e no Distrito Federal — Roraima ainda não tem uma Fundação — não possui um sistema central de informações.

Fruto da parceria entre a CAPES, o Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a plataforma possibilitará pesquisas de dados sobre financiamento, parcerias, programas, chamadas, editais, relatórios e prestação de contas das Fundações em um único endereço eletrônico. O programa está em fase piloto, com extração de dados das FAPs.

 “O Confap-CRIS é uma organização dos dados das FAPs para permitir uma análise gerencial dos dados de fomento dos estados e para integrá-los com as informações federais”, explica Talita Oliveira, coordenadora-geral de Atividades de Apoio à Pós-Graduação da Diretoria de Avaliação da CAPES.

Para Fábio Guedes Gomes, presidente do Confap, o programa é importante para construir uma base de dados e de informações mais sólidas e “na contribuição ao fomento de ciência, tecnologia e inovação no Brasil, com o apoio fundamental da CAPES e da RNP”.

20072020 FOTO DENTRO MATERIA PARCERIA CONECTI CONFAP

A adesão das fundações ao programa será gradual. Segundo Fabiano Valentim, coordenador do grupo de trabalho criado pelo Confap, a centralização dos dados trará maior transparência ao financiamento em cada FAP. “Ao disponibilizar dados sobre todas as áreas do conhecimento, conseguiremos identificar onde e como é preciso investir mais”, disse.

Conecti Brasil
Conecti Brasil é um consórcio formado pela CAPES com as seguintes instituições: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Confap, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), RNP e Biblioteca Eletrônica Científica Online (SciElo). O objetivo do grupo é criar uma plataforma nacional de integração de dados relacionados à educação, ciência, tecnologia e inovação.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu