Notícias Publicada lista de professores que vão para o Canadá
EDUCAÇÃO BÁSICA

Publicada lista de professores que vão para o Canadá

Publicado: Quarta, 02 Setembro 2020 11:35 , Última Atualização: Quarta, 02 Setembro 2020 11:35

Os 102 selecionados terão aulas de inglês básico, aprendizagem centrada no aluno e gestão de sala de aula; ida está prevista para maio de 2021

02092020 FOTO DENTRO MATERIA RESULTADO FINAL CANADA

O resultado final do edital nº 31/2019, do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica no Canadá, está disponível.  Foi publicada na edição desta quarta-feira, 2, do Diário Oficial da União a lista com os nomes dos 102 professores que passarão por capacitação naquele país. Voltada para a educação básica, a iniciativa é realizada em parceria pelo Colleges and Institutes Canada (CICan) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O público-alvo é formado por professores de escolas públicas da educação básica brasileira. São participantes de todo o Brasil, concursados e atuantes em sala de aula. Eles foram separados por regiões — as cinco do País estão incluídas — e em três módulos: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental, e ensino médio.

No Canadá, os professores terão aulas de inglês básico e módulos temáticos que abordam a aprendizagem centrada no aluno e a gestão da sala. O curso dura oito semanas, com acesso a conhecimentos e inovações pedagógicas. Os selecionados terão direito à passagem aérea internacional (ida e volta), ajuda de custo, seguro-saúde, deslocamento no trajeto aeroporto-universidade-aeroporto, curso de formação, material didático e alojamento.

Como contrapartida, os profissionais têm o compromisso de atuarem como multiplicadores quando solicitados pela CAPES ou pelas secretarias de educação às quais estiverem vinculados. Devem, ainda, formular um projeto de intervenção pedagógica a partir da experiência, a ser desenvolvido nas escolas em que atuam.

O início das atividades no Canadá está marcado para a segunda quinzena de maio de 2021, mas depende do desenrolar da pandemia da COVID-19. Na primeira edição do programa, realizada em 2019, outros 102 professores participaram.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu