Notícias CAPES sedia seminário de avaliação do programa Pró-Defesa
Defesa Nacional

CAPES sedia seminário de avaliação do programa Pró-Defesa

Publicado: Terça, 03 Abril 2018 15:37 , Última Atualização: Terça, 03 Abril 2018 15:40

Teve início nesta terça-feira, 3, o Seminário de Avaliação do programa Pró-Defesa, que tem por objetivo implantar redes de cooperação acadêmica no país na área de Defesa Nacional. O evento é realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em parceria com o Ministério da Defesa, e segue até o dia 4 de abril, no edifício-sede da agência, em Brasília.
1 MG 0008

Para o diretor de Programas e Bolsas no País da CAPES, Geraldo Nunes Sobrinho, o seminário é uma oportunidade de mostrar à sociedade o trabalho realizado pelo programa. “A sociedade pede que os resultados de nossas ações sejam divulgados e que os tornemos acessíveis. Por outro lado, o Seminário também revela a importância do trabalho de agências como a CAPES e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que têm sua atuação baseada no mérito dos pesquisadores”, disse. Segundo o diretor, a avaliação realizada no encontro será o ponto de partida para as ações futuras no âmbito do Pró-Defesa.
1 MG 0027

O Tenente Brigadeiro do Ar, Ricardo Machado Vieira, ressaltou o esforço desenvolvido pelo Ministério da Defesa na busca e disseminação do conhecimento por meio de cursos de extensão, concursos de monografias e teses, além da parceria com a CAPES. “As Forças Armadas têm buscado desenvolver o conhecimento na área de defesa nacional, bem como estimular a pesquisa científica. Nesse sentido, a CAPES é uma importante parceira e vem nos auxiliando nessa caminhada, contribuindo para que essa temática esteja cada vez mais presente no cenário nacional”, disse.
1 MG 0021

Durante os dois dias de evento, os 12 projetos selecionados pelo programa no ano de 2013 serão apresentados por seus grupos de pesquisa e debatidos por seus pares com o objetivo de avaliar e colher dados para as futuras ações governamentais na área.

Pró-Defesa
O Pró-Defesa tem por objetivo implantar redes de cooperação acadêmica no país na área de Defesa Nacional, possibilitando a produção de pesquisas científicas e tecnológicas e a formação de recursos humanos pós-graduados no tema. Em sua 3ª edição, foi destinado ao programa orçamento no valor de R$ 2,8 milhões, montante distribuído entre 12 projetos selecionados no ano de 2013.

(Gisele Novais - Brasília – CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'CCS/CAPES’

Compartilhe o que você leu