Notícias Edital seleciona representante brasileiro para Programa IODP
Pesquisa marinha

Edital seleciona representante brasileiro para Programa IODP

Publicado: Quarta, 22 Agosto 2018 16:23 , Última Atualização: Quinta, 06 Setembro 2018 16:05

Nesta manhã, 22, foi divulgado no Diário Oficial da União (DOU) o Edital n°30 que torna pública a seleção de um pesquisador científico para atuar como representante brasileiro no subgrupo que avalia os dados de seleção de sítios de perfuração (Site Survey Subgroup), do Painel de Avaliação Científica Science Evaluation Panel (SEP) do International Ocean Discovery Program (IODP).

O SEP avalia o mérito científico das propostas de furo submetidas pela comunidade científica internacional participante do programa IODP, para a realização de expedições científicas de pesquisa em mar profundo.

Para se candidatar, o interessado deverá fazer a sua inscrição sujeitando documentos específicos, como carta de motivação e currículo lattes em inglês, e declaração de anuência da Instituição de Ensino Superior. O representante brasileiro selecionado terá um mandato de três anos. Clique aqui para mais informações.

Programa
O International Ocean Discovery Program (IODP) é um programa internacional de pesquisas marinhas, que investiga a história e a estrutura da Terra, a partir do registro em sedimentos e rochas do fundo do mar, além de monitorar ambientes de sub-superfície.

O programa gera avanços científicos que vão sendo alcançados por meio das coletas feitas em expedições. Toda a amostra que é coletada em uma expedição, vai para um reservatório internacional, um museu de amostras.

Alice Plakoudi, coordenadora substituta de Programas de Indução e Inovação, afirma que a participação brasileira, financiada pela Coordenação, beneficia a todos os pesquisadores: “as amostras coletadas nas expedições tornam-se acessíveis para qualquer cientista brasileiro, bastando para isso preencher um formulário. A amostra chega pelos correios”.

 Entenda o edital e seleção:

(Brasília – CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura “CCS/CAPES”

Compartilhe o que você leu