Notícias Propostas para programas da Região Norte e Maranhão são avaliadas por comissão
PROCAD-Amazônia / PVNS-Amazônia

Propostas para programas da Região Norte e Maranhão são avaliadas por comissão

Publicado: Segunda, 27 Agosto 2018 19:09 , Última Atualização: Quinta, 06 Setembro 2018 15:50

Uma comissão temporária de consultores reuniu-se nesta segunda-feira, 27, na sede da CAPES, para dar continuidade à avaliação de projetos inscritos para o Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD-Amazônia) e o Professor Visitante Nacional Sênior na Amazônia (PVNS-Amazônia).O trabalho de análise poderá se estender até o final desta semana.

Ambos os programas visam atender à Região Norte do Brasil e o estado do Maranhão, por meio de cooperação interinstitucional, diminuindo, assim, a assimetria regional.

Esta fase de análise de méritos é a segunda do processo avaliativo. Nela, os consultores identificam as propostas que receberão apoio financeiro da CAPES. O próximo passo é a homologação dos resultados, divulgados no Diário Oficial da União.

Neste primeiro edital (2018), foram recebidas 85 propostas para o PROCAD-Amazônia e 59 para o PVNS-Amazônia. Apesar de terem autonomia, os dois programas são articulados e tem o mesmo foco, a mobilidade de pesquisadores.

Para Poliana Monteiro, coordenadora substituta de Programas Especiais, a ideia central do PROCAD-Amazônia, é a de cooperação acadêmica. Ela explica que as instituições de ensino superior (IES) com Programas de Pós-Graduação (PPGs) que receberam nota três formarão uma rede de cooperação, com até três IES, “com PPGs de notas mais altas, para a melhoria da qualidade destes programas de pós-graduação”.

Por outro lado, o Professor Visitante Nacional Sênior (PVNS) é uma pessoa chave no âmbito da IES. “Sua presença irá proporcionar um ganho a mais aos PPGs”, explicou Rogério Carvalho, coordenador de Apoio ao Aperfeiçoamento a Docentes.

Confira a matéria:

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu