Notícias Publicado edital para assistentes de língua alemã
Alemanha

Publicado edital para assistentes de língua alemã

Publicado: Sexta, 28 Setembro 2018 15:38 , Última Atualização: Sexta, 28 Setembro 2018 18:09

As instituições de ensino superior (IES) terão uma oportunidade para incrementar o ensino de língua alemã em seus quadros. A CAPES publicou nesta sexta-feira, 28, um edital para o Programa de Assistente de Ensino de Língua Alemã para Projetos Institucionais (GTA).

Para receber um Assistente de Ensino de Língua Alemã, as IES deverão apresentar projetos de caráter institucional, com duração de até quatro anos consecutivos, que contemplem a inserção de um falante nativo, na condição de assistente de ensino, em cursos de bacharelado e licenciatura em Letras, Língua Alemã, cursos de alemão pelo IsF ou Centro de Línguas das instituições.

O programa apoiará até 15 projetos, cada um com até quatro anos de duração. As inscrições serão aceitas até às 17h do próximo dia 26 de outubro. O assistente será falante nativo, graduado nos cursos de Germanística, de ensino de alemão como língua estrangeira, ou de áreas afins de Letras e Literatura, com experiência no ensino do idioma. Os participantes serão selecionados pelo Deutscher Akademischer Austauschdienst (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico – DAAD).

Entre os principais objetivos do programa estão a internacionalização das universidades brasileiras, o fortalecimento da língua e cultura alemã, a preparação de estudantes de graduação e pós-graduação para programas de intercâmbio em países de língua alemã, o apoio a novas metodologias e práticas nos processos de ensino, a aprendizagem de docentes e futuros docentes, e o estímulo ao desenvolvimento nas quatro habilidades de comunicação, além de permitir a inclusão de conteúdos culturais, sociais e históricos dos países de língua alemã.

Para mais detalhes, confira o edital aqui.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu