Notícias Reitores discutem melhorias para a Região Norte
Cooperação

Reitores discutem melhorias para a Região Norte

Publicado: Sexta, 22 Fevereiro 2019 08:50 , Última Atualização: Sexta, 22 Fevereiro 2019 17:43

As atuais condições da pós-graduação na região norte do país têm chamado a atenção de representantes da educação. Para discutir melhorias, integrantes do Fórum de Reitores da Região Norte se reuniram nesta manhã, 20, com Anderson Correia, presidente da CAPES e Zena Martins, diretora de Programas e Bolsas no País (DPB).

20022019 REGIAO NORTE

A conversou girou em torno das possibilidades de ações conjuntas em custeio, avaliação e bolsas. Os reitores querem mais oportunidades de participação do Amazonas em pesquisa e internacionalização. Nair Portela, vice-presidente do Fórum, contou que haverá mais uma reunião entre os responsáveis e reafirmou a importância da Região Norte ser vista de maneira específica: “Isso é necessário para fortalecer a nossa formação, tanto na área da graduação, quanto na área da pós-graduação”.

A CAPES já deu o primeiro passo para dar voz ao norte do Brasil: incluiu em seu regimento a participação de um representante da região na composição do Conselho Superior. Atualmente, esse cargo é ocupado por Emmanuel Tourinho, reitor da Universidade Federal do Pará. “A CAPES tem dialogado com os polos que representam as instituições da Região Norte. É um caminho importante a ser mantido para que possamos ter na Amazônia uma capacidade de produção científica e de alavancar os desenvolvimentos econômico e social”, expressou Tourinho.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu