Notícias SCBA começa a receber dados de bolsistas PROEX
Sistema de Pagamento

SCBA começa a receber dados de bolsistas PROEX

Publicado: Sexta, 08 Março 2019 11:35 , Última Atualização: Sexta, 08 Março 2019 16:04

Os dados dos bolsistas do Programa de Excelência Acadêmica (PROEX) começaram a ser migrados do Sistema de Acompanhamento de Concessão (SAC), para o Sistema de Controle de Bolsas e Auxílio (SCBA), em março.

Transmitido ao vivo pelo YouTube, a Coordenação de Programas de Apoio a Excelência da Capes (CEX) ofereceu um treinamento sobre a primeira etapa desta migração. Os participantes puderam ainda esclarecer suas dúvidas.

O coordenador de Programas de Apoio à Excelência, Paulo Khoury, explica que o PROEX será migrado em duas etapas. Primeiro, em março, os programas dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo e, no mês de abril, os demais programas passarão a ser geridos pelo SCBA.

“Esta é uma plataforma mais moderna, flexível e segura. Ela trará melhorias, tanto para as instituições, quanto para a equipe técnica da CAPES”, afirma Khoury. O coordenador contou que o Demanda Social e o Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP) também serão migrados ao longo deste ano.

Destaques
Wendy Ataíde, analista do Proex, ressaltou que não houve alteração no quantitativo de cotas concedidas e, neste momento, há apenas a migração do sistema de pagamento de bolsas. Sendo assim, os Programas de Pós-Graduação não precisam solicitar novo termo de compromisso aos bolsistas.
No novo sistema, todos os beneficiários terão seu início de vigência registrado em março de 2019; a data final das bolsas será a mesma cadastrada anteriormente no Sistema de Acompanhamento de Concessão.

A equipe destacou que o calendário do SAC também será mantido no Sistema de Controle de Bolsas e Auxílio. Quanto ao regulamento do Programa, continua o mesmo, disponível na página. Ali o usuário encontrará também um manual escrito sobre o SCBA.

Dúvidas recorrentes
Entre as perguntas enviadas pelos participantes, Paulo Khoury destacou o tema da licença maternidade e explicou que os procedimentos operacionais se mantêm os mesmos: “Apesar das mudanças de sistemas, por enquanto, as instituições ainda precisam enviar as certidões de nascimento, para que a CAPES receba, analise com o pedido de prorrogação de vigência das bolsas e implemente no sistema”.

Ao contrário do SAC, o SCBA é interligado à Plataforma Sucupira, assim, quando há o registro de mudança de coordenação de programa, o sistema já retira o acesso do coordenador antigo e concede ao novo. “É importante ressaltar que o acesso de corresponsáveis se mantém, mesmo com a mudança do coordenador. Por isso, é preciso que se verifique constantemente o que deve ser alterado”, comentou Paulo Khoury.

Acessos
A íntegra do treinamento está disponível na página oficial da CAPES no YouTube.

Para esclarecer quaisquer dúvidas referentes à mudança ou ao novo sistema, a equipe estará disponível pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu