Notícias CAPES vai a encontro técnico na Finlândia
EuroCRIS

CAPES vai a encontro técnico na Finlândia

Publicado: Segunda, 27 Mai 2019 19:10 , Última Atualização: Segunda, 27 Mai 2019 19:10

Representantes da CAPES participam de encontro estratégico sobre a EuroCRIS, na Finlândia. Sandro de Oliveira Araujo, diretor de Tecnologia da Informação e os coordenadores Edmilson Coelho Chaves Junior e Manuel Brod, estarão no evento entre os dias 27 e 30 de maio.

Edmilson Chaves explica que o Brasil não tem um ecossistema CRIS nacional, mas que, por meio do Consórcio Nacional em Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Conecti Brasil), o sistema brasileiro foi iniciado. Para ele, manter um diálogo constante com entidades internacionais que possuam um modelo CRIS robusto é importante.

Além disso, “para o sistema brasileiro continuar funcionando será necessário acompanhar as mudanças de perto”, garante o coordenador, que reforça ainda a importância de que todos os entes tenham a mesma força. “Nós pretendemos aliviar a carga de burocracia dos pesquisadores e construir um grande produto para sociedade brasileira”, informa.

Além da CAPES, estão incluídos neste processo o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Scientific Electronic Library Online (SciELO).

EuroCRIS

A euroCRIS é uma associação internacional sem fins lucrativos, que reúne especialistas em informação de pesquisa em geral e sistemas de informação de pesquisa (CRIS), em particular.

Sua missão é promover a cooperação e compartilhar conhecimento entre a comunidade de pesquisa e a interação da informação de pesquisa, por meio do CERIF, o Formato de Informação de Pesquisa Comum Europeia.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'CCS/CAPES'

Compartilhe o que você leu