Notícias Portal de Periódicos usará computação cognitiva
Campus Party

Portal de Periódicos usará computação cognitiva

Publicado: Quarta, 19 Junho 2019 18:00 , Última Atualização: Segunda, 24 Junho 2019 16:39

 MG 0311

O segundo dia da Campus Party Brasília 2019 mostrou as novidades que prometem melhorar a distribuição de conteúdo no Portal de Periódicos. O evento, que reúne tecnologia, ciência e inovação, tratou do tema na quarta-feira,19. A CAPES, em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organizou a palestra “Machine Learning para construção de uma base de conhecimento: Usando IBM Watson no Portal de Periódicos”.

Durante a apresentação, Cássio Couto, analista de dados, mostrou como o Portal de Periódicos tem usado a computação cognitiva – área da tecnologia que desenvolve aplicações similares as de um ser humano – para otimizar seus processos com o IBM Watson. Esta é uma ferramenta de processamento e indexação de texto não-estruturado com técnicas de aprendizado supervisionado.

 MG 0432

Couto explicou que a tecnologia usada hoje é voltada para o texto, no entanto, com o IBM Watson será possível trabalhar outras funções, como o lançamento de imagens. “A busca e a distribuição de conteúdo ficam mais claras. O Watson é capaz de tomar decisões sozinho desde que treinado com a natureza do processo”, garantiu.

Em desenvolvimento desde janeiro, o sistema faz parte do projeto de reestruturação do portal de periódicos. A mudança irá melhorar a forma com que o conteúdo é contratado e distribuído no Portal. Como o IBM Watson é capaz de “ler” um texto como um bibliotecário para analisar e liberar a publicação, isso tornará o processo mais ágil, diminuindo o tempo gasto atualmente.

Quem passou pelo estande da CAPES gostou do que viu. “Quando li o assunto fiquei bastante interessado. É uma área da tecnologia que eu pretendo estudar e estou tentando trazer um pouco de inovação para o meu trabalho. Validei o que já sabia e agreguei mais algumas coisas”, comentou Felipe Mendonça, graduando em Análises de Sistemas.

A Campus Party Brasília 2019 vai até o próximo dia 22 e contará com outras ações da RNP em parceria com a CAPES.

(CCS/CAPES - Brasília)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu