Notícias CAPES apresenta ações em apoio à inovação
Reunião da MEI

CAPES apresenta ações em apoio à inovação

Publicado: Terça, 06 Agosto 2019 16:17 , Última Atualização: Quinta, 08 Agosto 2019 12:52

WhatsApp Image 2019 08 02 at 19.52.52

Ações estratégicas de inovação desenvolvidas pela CAPES foram apresentadas na sexta-feira, 2, por Anderson Correia, durante reunião do Comitê de Líderes da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), que reuniu cerca de 200 representantes de empresas, instituições governamentais e convidados, em São Paulo.

No encontro organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o presidente da CAPES falou sobre os programas de Cooperação Acadêmica em Defesa Nacional (PROCAD-DEFESA), o Talentos para Inovação, o Institucional de Internacionalização (CAPES-PrInt) e ações que fazem interação com o setor privado.

Outro tema destacado por Anderson Correia foi o funcionamento da nova metodologia de avaliação dos programas de pós-graduação das instituições de ensino superior. Esta passa a ser multidimensional, e tem como um de seus critérios o impacto sobre a inovação.

Programas
O Programa Talentos para Inovação é uma parceria entre a CAPES e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-NC), destinada a apoiar a capacitação e inserção de profissionais especializados em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) executados em unidades e polos Embrapii.

O PROCAD-DEFESA estimula projetos conjuntos, possibilitando a produção de pesquisas científicas e a formação de recursos humanos pós-graduados na área de defesa nacional. A iniciativa envolve a participação de Organizações Militares (OM) e Instituições Militares de Ensino e Pesquisa, cuja missão esteja associada aos projetos de pesquisa propostos, além de Centros de Estudos Estratégicos e ICTs que, de forma articulada, desenvolvam programas de pesquisa sobre assuntos relativos à Defesa Nacional.

O Programa Institucional de Internacionalização (CAPES-PrInt) vem para estimular a formação de redes de pesquisas internacionais, ampliar ações de apoio à internacionalização na pós-graduação e aprimorar a qualidade da produção acadêmica deste segmento. Além disso, pretende facilitar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização das instituições selecionadas nas áreas do conhecimento por elas priorizadas.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu