Notícias Delegação do IIASA visita a CAPES
Cooperação Internacional

Delegação do IIASA visita a CAPES

Publicado: Terça, 03 Setembro 2019 18:35 , Última Atualização: Quinta, 05 Setembro 2019 10:31

 MG 0126

A CAPES recebeu nesta terça-feira, 03, a delegação do Instituto Internacional para Análise de Sistemas Aplicados (IIASA). Na ocasião, Anderson Correia conversou com Albert van Jaarsveld, diretor geral do instituto e Iain Stewart, coordenador de Relações Internacionais, sobre o fortalecimento da parceria com o instituto austríaco. Maurício Lopes, ex-presidente da Embrapa e pesquisador pelo IIASA, também esteve no encontro.

O IIASA orienta pesquisas muito grandes ou complexas para serem resolvidas por um único país ou disciplina acadêmica, fornecendo informações e orientações para o desenvolvimento de políticas em todo mundo. Entre os focos dos estudos estão temas como alterações climáticas, segurança energética, envelhecimento da população e desenvolvimento sustentável.

O acordo de cooperação entre a CAPES e o IIASA foi assinado em 2013 e prevê pesquisa colaborativa, atividades conjuntas, modelagem de sistemas, intercâmbio de cientistas, além de organização de simpósios. Ao todo, são três programas vigentes: Programa de Verão para Jovens Cientistas, Programa CAPES/IIASA de Pós-Doutorado e Programa CAPES/IIASA de Doutorado-sanduíche.

Conferência
Nos dias 5 e 6 deste mês acontece a conferência regional Systems Analysis and the Americas, no Rio de Janeiro. O evento é fruto de uma parceria entre a CAPES, o Instituto Internacional de Análise de Sistemas Aplicados (IIASA), a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos e a Fundação Getúlio Vargas.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu