Notícias CAPES participa de evento da Clarivate Analytics
Web of Science Group

CAPES participa de evento da Clarivate Analytics

Publicado: Quinta, 05 Setembro 2019 18:07 , Última Atualização: Segunda, 09 Setembro 2019 17:39

 MG 0210

Representantes da CAPES participaram de encontro promovido pelo Web of Science Group, da Clarivate Analytics, que reuniu influenciadores de destaque do Brasil, especialistas internacionais do Instituto de Informação Científica (ISI) e convidados. O evento mostrou uma visão geral do desempenho da pesquisa brasileira em um contexto global. Na ocasião, os membros do ISI apresentaram o relatório ‘Observações sobre a Excelência em Pesquisa no Brasil’.

Talita Oliveira, coordenadora-geral de Atividades de Apoio à Pós-Graduação da Diretoria de Avaliação da CAPES, apresentou de forma detalhada o Consórcio Nacional em Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Conecti), suas ações, objetivos e os trabalhos já desenvolvidos. “O Conecti só acontece quando todos estiverem envolvidos. Não só as agências que estão trabalhando em algumas ações, mas também os pesquisadores precisam estar conosco, juntos nas ações”, explicou a coordenadora.

 MG 0259

A participação da CAPES em eventos desse porte é fundamental para a divulgação de suas ações institucionais, “não apenas em nível nacional, mas internacional, dando visibilidade às ações que a gente tem praticado de fomento e de melhoria da Pós-Graduação brasileira”, explicou Adi Balbinot Junior, da Coordenação-Geral de Acompanhamento e Monitoramento de Resultados da Diretoria de Relações Internacionais da CAPES.

O Brasil tem avançado em programas científicos nos últimos anos. Esta é a opinião de Jeffrey Clovis, diretor da Clarivate Analytics, cujo índice inclui publicações do mundo inteiro. “Apresentamos esses dados para comunidades internacionais de pesquisa, universidades e instituições de pesquisas no mundo”, contou.

Relatório ISI
Usando a bibliometria para analisar os dados das publicações acadêmicas brasileiras entre 2013 e 2018, o relatório fornece exemplos ilustrativos de análises e evidências que podem ser usadas para compreender a política brasileira de pesquisa e ciência.

Os dados foram extraídos da plataforma Web of Science – base de dados de citações global, junto com o SciELO, que tem ênfase regional e inclui publicações em português e espanhol, além de inglês.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu