Avaliação

Análise das fichas de avaliação de cursos

Publicado: Quarta, 15 Abril 2020 16:51 , Última Atualização: Quarta, 15 Abril 2020 16:51

Conselho Técnico-Científico da Educação Superior vai se reunir por videoconferência para analisar fichas de avaliação. Reuniões das áreas e dos Colégios da Vida, Exatas e Humanidades também acontecem de forma virtual.

18062019 banner destaque PROCAD DEFESA

Os procedimentos para a avaliação dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) continuam na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Desde a última semana, grupos compostos por representantes dos Colégios da Vida, Exatas e Humanidades, das áreas de avaliação e do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) analisam, por videoconferência, fichas de avaliação de dezoito áreas.

As discussões desta semana são preparatórias para a próxima reunião do CTC-ES, marcada para o dia 22 de abril, e analisam doze fichas que passaram pelo colegiado em março. A discussão dos documentos conta com os coordenadores de cada área, dois relatores e dois membros do CTC-ES, que vai levar as informações para que o colegiado possa deliberar sobre a aprovação. O Conselho é o órgão da CAPES responsável pela aprovação das fichas de avaliação.

Na semana passada, grupos com representantes dos três Colégios analisaram outras nove fichas elaboradas pelas áreas de avaliação. Cada uma foi distribuída para dois relatores. As discussões foram acompanhadas por membros do CTC-ES.

A próxima reunião do Conselho será online e dedicada exclusivamente às fichas, sem análise de propostas de cursos novos. Para Sônia Báo, diretora de Avaliação, as reuniões virtuais mantiveram o alto nível de discussão e rigor. “Minha percepção é de que as videoconferências foram bastante produtivas e mais focadas”.

Em maio, a reunião do colegiado também deverá ser online devido à pandemia do coronavírus. “O Brasil tem estados com diferentes comportamentos e diferentes orientações. O CTC-ES tem a presença de membros dos mais diferentes estados. Não vamos arriscar fazer uma reunião presencial”, afirma Báo.

Avaliação Quadrienal
As fichas de avaliação são documentos fundamentais para mensurar o trabalho realizado pelos PPGs durante os quatro anos do ciclo de avaliação. Elas contêm os critérios que serão analisados em cada PPG, como a quantidade de formandos e publicações em revistas científicas. Cada ficha é composta por duas colunas, uma com características gerais e outra específica de cada uma das 49 áreas de avaliação.

A CAPES analisa os programas de pós-graduação na Avaliação Quadrienal. Para o próximo ciclo, o formato de avaliação será multidimensional, o que gera a necessidade de atualização das fichas. Este novo padrão terá cinco dimensões: Formação, Pesquisa, Transferência de Conhecimento/Inovação, Internacionalização/Inserção Regional e Impacto na Sociedade.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu