Notícias Reitores da Região Norte participam de reunião na CAPES
Pós-graduação

Reitores da Região Norte participam de reunião na CAPES

Publicado: Terça, 23 Abril 2019 17:06 , Última Atualização: Quarta, 24 Abril 2019 16:11

WhatsApp Image 2019 04 23 at 10.51.31.jpeg

A CAPES recebeu nesta terça-feira, 23, reitores da região amazônica para discutir as especificidades da educação local. Anderson Ribeiro, presidente da CAPES, Zena Martins, Sônia Báo e Connie McManus, diretoras de Programas e Bolsas no País, Avaliação e Relações internacionais, respectivamente, estiveram presentes na reunião.

Para Marcel Botelho, reitor da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e presidente do Fórum Andifes Norte, debater as necessidades das instituições com a CAPES facilita na diminuição das assimetrias. “Esse fórum de reitores traz reinvindicações específicas para a região e com isso a gente consegue um entendimento muito melhor. Assim tornamos o programa diferenciado, não com privilégios, mas com diferenças que são necessárias para atender a região nas suas necessidades”.

As diretoras mostraram a situação geral em cada área,como o aumento de 154% da pós-graduação na região, tema destacado por Sônia Báo. Connie McManus abordou a utilização dos programas de internacionalização e a importância da elaboração de planejamento estratégico pelas instituições.

Zena Martins explicou o modelo de distribuição de bolsas na região e o esforço da CAPES para a diminuição das assimetrias regionais. “É uma região muito carente, que não tem ainda o mesmo desenvolvimento que outras regiões, não tem o mesmo número de programas de pós-graduação e junto com os reitores conseguimos ver quais são as prioridades e buscar uma forma melhor de atender a região”.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

Compartilhe o que você leu